Oftalmologia

 

DIFICULDADE PARA VER DE PERTO?

A PRESBIOPIA, também conhecida como “vista cansada”, é a dificuldade para enxergar de perto que está relacionada à idade e inicia-se por volta dos 40-45 anos. Para focalizar melhor, tem-se que afastar o objeto.

Ela ocorre em decorrência do envelhecimento natural do cristalino, estrutura do olho semelhante a uma lente que tem a capacidade de mudar sua forma para ajustar a focalização das imagens, principalmente as mais próximas. Com o seu envelhecimento, o cristalino perde essa capacidade de ajustar o foco para enxergar de perto.

Sinais e sintomas:

-Dificuldade para enxergar letras e imagens muito pequenas, dor de cabeça ou fadiga após atividades que envolvam a visão de perto, necessidade de mais luz para executar atividades que envolvam a visão de perto e necessidade de afastar algo que está lendo.

O QUE É MIOPIA?

Miopia é um erro refrativo dos olhos na qual a pessoa enxerga objetos próximos com nitidez, mas os distantes borrados.

Ela pode se desenvolver gradualmente ou rapidamente, muitas vezes piora durante a infância ou adolescência.

A hereditariedade é o principal fator de risco. Nos dias atuais, estudos mostraram que o uso excessivo e prolongado da visão de perto, assim como pouca atividade ao ar livre, possa estar relacionado a um fator de risco para o desenvolvimento da miopia.

Sinais e sintomas:

-Visão embaçada quando se olha para objetos distantes, necessidade de apertar os olhos ou fechar parcialmente as pálpebras para enxergar melhor e dificuldade para enxergar enquanto dirige, principalmente à noite.

VISÃO EMBAÇADA TANTO PARA LONGE QUANTO PARA PERTO?

Se você está apresentando a visão nublada, como se estivesse olhando por uma janela embaçada e isso só está piorando com o passar do tempo, é provável que esteja com CATARATA.

Dentro dos nossos olhos, logo atrás da íris (estrutura que dá a cor dos olhos), existe uma lente transparente chamada cristalino. A catarata nada mais é que a perda progressiva da transparência do cristalino, comprometendo a visão.

Quando essa baixa visão começa a atrapalhar as atividades do dia a dia, indica-se a cirurgia para a retirada da catarata.

COCEIRA NOS OLHOS?

Pode ser sinal de CONJUNTIVITE ALÉRGICA.

Em determinadas épocas do ano, principalmente na primavera, as alergias respiratórias e oculares começam a incomodar devido à presença do pólen das flores no ar.

Sinais e sintomas frequentes:

-Coceira, olhos vermelhos. lacrimejamento. ardência ou incômodo com a luz…

Nestes casos, evite coçar os olhos, aplique compressas frias sobre os olhos fechado e o mais importante, consulte com um oftalmologista!

Para maiores dúvidas, agende a sua consulta (Particular e Unimed).

Deixe seu comentário, ele poderá ser publicado.